Definição

O mapeamento de inferências é a representação gráfica das relações entre todas as partes de uma inferência (argumento). O mapeamento ocorre após a identificação e reconstrução das premissas e conclusões de um argumento.

 

Análise (identificação e/ou reconstrução)

De modo geral, a análise pode ser feita assim:

  • numerar as proposições (afirmações) na ordem em que aparecem na inferência (neste momento, desconsidera-se se elas são premissas ou conclusões);
  • distinguir premissas e conclusões.

 

Representação gráfica

Após a análise, uma seta pode ser utilizada para representar as partes de um argumento. Na origem da seta ficam as premissas e na extremidade oposta fica a conclusão. Logo, na figura abaixo, o item 1 é a premissa e o item 2 é a conclusão.

mapeamento de inferências

 

Tipos de relações argumentativas

Em um argumento, as premissas e conclusões podem se relacionar de formas diferentes. Vamos entender cada uma delas e como podem ser representadas.

Inferência convergente

Um argumento em que a conclusão é baseada em premissas independentes, ou seja, a falsidade de uma premissa não anula a fundamentação oferecida pelas outras premissas. Assim, um argumento convergente só é inválido quando todas as suas premissas são falsas. Uma inferência convergente é representada através de um diagrama convergente.

mapeamento de inferências, diagrama_convergente_pt

Inferência vinculada

Um argumento no qual a conclusão é fundamentada por premissas dependentes, ou seja, a falsidade de uma premissa anula qualquer embasamento dado pelas outras premissas. Assim, se apenas uma das premissas for verdadeira, o argumento não é válido. Uma inferência vinculada é representada através de um diagrama vinculado.

mapeamento de inferências, diagrama_vinculado_pt

Inferência divergente

Um argumento é divergente quando duas ou mais conclusões são baseadas em apenas uma única premissa. A representação de uma inferência divergente é feita através de um diagrama divergente.

mapeamento de inferências, diagrama_divergente_pt

Inferência serial

Uma série de argumentos em que a conclusão de um argumento torna-se a premissa de outro argumento. É representado por um diagrama serial. Por exemplo, no diagrama abaixo, a conclusão 3 do primeiro argumento também atua como premissa da conclusão 4 e assim por diante.

mapeamento de inferências, diagrama_serial_pt

Combinação de inferências

Uma conclusão pode ser baseada em uma combinação de argumentos. No diagrama abaixo, por exemplo, temos uma inferência serial em que uma inferência divergente é baseada em uma inferência convergente, e esta tem uma de suas premissas independentes formada por uma inferência vinculada.

mapeamento de inferências, diagramas_combinados_pt

 

Considerações

Resumidamente, o mapeamento de inferências oferece uma perspectiva intuitiva do papel de cada informação e do tipo de relação que as une em uma argumentação. É, também, um recurso útil como complemento de compreensões analíticas de processos em geral, pois é possível considerar o resultado de um processo análogo à conclusão de um argumento e os procedimentos desse processo análogos às premissas de um argumento.

Algumas possibilidades de aplicação: diagramação de demonstrações matemáticas; compreensão do papel, das relações e fluxo de informações e algoritmos em sistemas computacionais; compreender a lógica de operações em negócios e engenharia; descrever e auxiliar na comparação de modelos teóricos e resultados experimentais em pesquisas científicas, etc.

 

Referências

Baronett, Stan. Lógica: uma introdução voltada para as ciências / Stan Baronett; tradução Anatólio Laschuk. – Porto Alegre: Bookman, 2009.

Site: https://en.wikipedia.org/wiki/Argument_map