Olá!

A relação, bastante proveitosa, entre a matemática e a computação é de longa data, a literatura que detalha essa interação produtiva é extensa. Provavelmente, em algum momento irei escrever uma síntese sobre esse assunto.

Agora, neste texto falarei sobre como é possível utilizar os navegadores (supondo que você está utilizando um desktop) para realizar cálculos matemáticos (também é possível fazer cálculos lógicos). A ferramenta que permite esse uso é o Console JavaScript, com um navegador aberto, o recurso pode ser acessado ao pressionar a tecla F12 de seu teclado e clicar na aba Console (atalho testado com os browsers Chrome, Firefox e Edge). 

 

As quatro operações básicas

Para realizar as quatro operações aritméticas básicas, é preciso apenas digitar a expressão como se faz normalmente e pressionar Enter e o resultado é apresentado logo abaixo da expressão digitada, os sinais utilizados para a adição, subtração, multiplicação e divisão são: +, -, * e /, respectivamente. Claro, é preciso mencionar as conhecidas quinta [1] e sexta operações matemáticas, a potenciação e a radiciação.

 

Potenciação e radiciação

Para a potenciação pode ser utilizado o método Math.pow(x,y), onde representam a base e o expoente da potência, respectivamente. Por exemplo, uma potência de base 2 e expoente 10 fica assim: Math.pow(2,10).

No caso da radiciação, para a raízes quadradas e cúbicas há, respectivamente, os métodos Math.sqrt(x) e Math.cbrt(x), onde x é o radicando. Para as radiciações em que o índice do radical é maior que 3, o mesmo método de potenciação pode ser utilizado, assim: Math.pow(x,1/y), onde x é o radicando e 1/representa o número inverso do índice do radical. Por exemplo, a raiz quarta de 625 fica assim: Math.pow(625,1/4).

Com o exposto, já é possível ir além do que se consegue fazer em uma calculadora comum, mas é possível fazer muito mais. Neste link há uma lista de recursos matemáticos prontos para a utilização e de como eles funcionam. E pode ficar ainda melhor, com um pouco de conhecimento de programação é possível criar métodos customizados para realizar cálculos, assunto para um próximo texto.

Referência

  1. Contando a história da Matemática, vol. 4, história de potências e raízes, página 6.